quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Amamentação

Desde quando eu engravidei nunca cogitei a possibilidade de não amamentar (coisas de mãe de primeira viagem....rsrsrsrs), tanto que no enxoval da Rafaela um item q não comprei e não dei a menor atenção foram as mamadeiras.
Durante o curso de gestantes tive maior certeza ainda de que minhas convicções sobre amamentação estavam corretas e só queria mesmo amamentar no peito.
Quando a Rafaela nasceu, cerca de uma hora após o parto ela veio mamar e eu tive leite, ela fez a pega no seio certinho e pra mim estava tudo certo.
Viemos pra casa, ela continuava mamando só no peito, eu não tive rachaduras nos mamilos, pois além de ter a mão a pomada LANSINOH (que é maravilhosa), desde a maternidade, sempre ia colocando a boca dela no seio de modo  fazer a pega correta.
Só que passado alguns dias começaram meus problemas, todas as mães que amamentavam com quem eu conversava falavam sobre como era ruim ficar com os seios muito cheios de leite, que doíam e coisa e tal, eu dizia q isso  não acontecia comigo e elas achavam estranho, mas até ai nada muito anormal.
Comecei a notar também q a Rafaela chorava muito, quando não estava no peito, estava dormindo ou chorando, não ficava como os outros bebês no colo quietinha.
Bom resolvi dividir isso com a primeira pediatra q ela foi, como ela estava só com 8 dias, ela disse q era normal, q eu amamentasse em livre demanda e voltasse depois de um mês, amamentei em livre demanda e continuou a mesma coisa, ela chegava a ficar duas horas no peito e quando saia ainda chorava.
Levei ela a um segundo pediatra com 20 dias de nascida, ele pesou, mediu e disse q estava dentro do normal, levando em conta q ela "devia" ter perdido 10% do peso de nascida na primeira semana, contei a mesma história e a orientação foi a mesma, amamente em livre demanda.
Continuei a livre demanda e nada da Rafaela parar de chorar, eu ficava com os seios sempre vazios, pois ela passava o dia todo mamando (às vezes mais de 12hs sem dormir), eu exausta, pois não me alimentava, não dormia e ficava o dia todo amamentando e ela insatisfeita, pois continuava a chorar.
As festas de final de ano (natal, revellion e confraternizações com os amigos) passei com a ela mamando sem parar o tempo todo.
Nesse período, ouvi da minha mãe e de outras amigas q ela poderia estar com fome, eu tb comecei a achar isso, tanto q comprei uma lata de NAN pro e dei 30ml em uma tarde, ela tomou tudo, dormiu, mas a noite teve muitas cólicas e ficou ressecada no outro dia, o que me fez desistir, pois estava fazendo sem orientação médica e fiquei com medo.
Bom dia 07 de janeiro finalmente tive mais uma consulta com um terceiro pediatra, quando eu entrei na sala, ela já chorando querendo mamar, ele a examinou e constatou : "Ela está subnutrida.' e ainda ouvi "Sua filha já passou muita fome mãe." "Seu leite não é suficiente para ela.". Minha bebê com 40 dias havia engordado menos de 500g, ou seja menos da metade do que deveria ter engordado. O médico me orientou a dar o leite APTAMIL como complemento ao leite materno (30ml ) a cada duas ou três horas.
Sai do consultório meio atordoada, me sentindo péssima, mas decidida a fazer todo o possível pra minha filha se recuperar o mais rápido possível.
Fui até a Alô Bebê, procurar uma mamadeira adequada (lembra q eu não tinha, só uma chuquinha....rsrsrs), comprei a AVENT Phillps (gostei muito, em outro post falo sobre ela) e o leite APTAMIL.
Agora estou dando o leite pra ela, e tudo mudou, ela está muito mais tranquila, parou de chorar o dia todo, dorme mais tranquila, só está um pouco ressecada, mas nada muito grave. Eu também estou mais descansada, consigo produzir mais leite, pois to me alimentando melhor, tomando mas líquidos e com mais tempo entre uma mamada e outra para o seio encher.
Enfim, nunca imaginei q passaria por tudo isso, mas o importante é que agora minha filha está mais tranquila, já percebo q ela está ficando mais gordinha e maior, ela tem consulta no próximo dia 28, quando faz 2 meses e depois posto de novo como foi o ganho de peso neste mês.
Alguém já passou por algo parecido?? Está tendo problemas com a amamentação?? Deixa um comentário pra gente...


3 comentários:

  1. Oi Joana td bem?
    Vim conhecer seu blog e gostei mto, tb tenho uma filha de 39 dias, vamos trocando experiências... depois passa lá no meu blog.... lalahmeloblog.blogspot.com
    Minha experiência com amamentação graças a Deus foi bem tranquila, Alice mama só no peito e está engordando bem, já falei sobre isso em um post, depois olha lá...
    Bjos pra vc e a filhota!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lalah, adorei seu blog, vi mais uma coisa em comum entre nós tb fiz niver de casada só quem ontem....2 anos...bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Joana!
    Tmb sou mãe de 1ª viagem e estou com 34 semanas.
    A medida que fui lendo esse seu relalto sobre amamentação, percebi como estava incrivelmente igual ao da minha nutricionista. Ela passou pelo mesmo problema mas que teve outro desfecho. Quando ela percebeu que a bb estava muito estressada (sendo que ela não sabia que tratava-se de desnutrição), foi até um banco de leite aqui em Brasília. Lá ela foi orientada sobre como proceder com as mamadas e, a partir daí, tudo fluiu. A bb acalmou-se e passou a engordar.
    Enfim, queria deixar esse testemunho de que há casos em que o suplemento pode ser evitado. Tudo depende de um bom profissional nos auxiliando. No caso, aqui em Brasília, e região, os centro de leite são muito bons nisso. Então, fica a dica para as mães daqui!
    De toda sorte, que bom que o seu caso foi resolvido com a suplementação e que sua bb está bem, isso é o que importa!
    Parabéns pelo blog e pela linda filha!
    Até mais!
    Ana Carolina

    ResponderExcluir